-
Arquitetos: David Bastos
- Área: 570 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Tuca Reinés
-
Fabricantes: Caloula Filho Antiguidades, Casual Móveis, Demuner, Depadova, Living Divani, Luminata, Natural stones, Paola Lenti, Paola LentiSofá, Parnaso
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um olhar racional aponta para uma casa de praia ampla, com dois andares, fachada indevassável e interiores debruçados sobre a piscina. Aponta, ainda, para a presença marcante da madeira e do vidro. É preciso um olhar mais sensível, no entanto, para captar as nuances do projeto realizado na Praia do Forte, ao norte de Salvador, para um casal que gosta de se cercar da família e dos amigos.
Gosta tanto que 16 cadeiras contornam a espaçosa mesa de jantar e outras quatro se mantêm de prontidão caso cheguem mais convidados. Os clientes desejavam uma casa com uma “lembrança contemporânea mais direta”, como diz David, por isso a decisão por vigas e pilares quadrados, bem menos rústicos que a estrutura de madeira roliça comum a várias obras do arquiteto.
Na fachada, os brises verticais acentuam propositalmente a estatura da casa, enquanto as pedras adicionam textura às superfícies. O telhado foi recortado em diferentes planos para nem ultrapassar o limite de altura imposto pela legislação local, nem reduzir o pé-direito interno, que chega a 5 metros na área social, fartamente ventilada por esquadrias com generosas aberturas. O piso de Limestone em toda a área interna uniformiza e amplia os ambientes além de emular o tom da areia da praia.